sábado, 8 de outubro de 2016

A importância do "mateiro": José Alves Carneiro!


José Alves Carneiro, ou simplesmente "Zé Carneiro" é o mais dedicado dos jovens exploradores! Pai dos estudantes Viviane e Luís, vem contribuindo com o mapeamento das trilhas e reconhecimento das espécies durante as atividades do projeto.  "Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes", e o nosso prezado mateiro nos fez encontrar o elo entre o saber cientifico e o tradicional.




Por Levi Jucá.


Ante os desafios sociais do presente, faz-se indispensável conhecer e compreender nossas raízes a partir da relação humana entre o patrimônio cultural e o natural, na busca de um desenvolvimento sustentável que parte da comunidade ao planeta. Nos últimos anos, o Ceará é um dos estados com o maior índice de desmatamento do país e, por tudo isso, urge resgatar o equilíbrio dessa relação de usos, e abusos, do homem para com o meio. Esta união entre os saberes antepassados de utilidades da natureza e o abandono de hábitos predatórios encontramos na prática do mateiro.

Sobrevivendo como oásis ameno e verde em pleno sertão cearense, a Serra de Baturité é, em todos os sentidos, um espaço geográfico peculiar nos seus aspectos históricos e ambientais. Sobre essa montanha, na aprazível Pacoti, nasceu José Alves Carneiro que, como muitos de sua geração, conheceu desde muito cedo a mata para dela explorar madeiros, desnudando a terra em coivaras para o plantio e caçando bichos para alimento ou por diversão.

Zé Carneiro e os frutos do Jaracatiá (Jacaratia  spinosa)

Ainda na juventude tornou-se um grande conhecedor do território baturiteense e somente ao viver uma experiência mística, na qual acreditou ser perseguido por protetores da floresta depois de abater um considerável número de aves, prometeu a si mesmo não mais levar adiante a rotina de destruição.

Zé Carneiro, como é conhecido, passou a ser muito mais que um mateiro, pois além de embrenhar-se nas matas sem auxílio de bússola, conhecer as propriedades medicinais das plantas ou o canto dos pássaros, sabe, como ninguém, fazer-nos experimentar as belezas e as sutilezas que o ambiente natural e rural nos reserva, encantando aqueles que o acompanham ou ouvem de seus ensinamentos botânicos, zoológicos e, essencialmente, culturais do seu vasto conhecimento em linguagem simples de quem pouco estudou, mas que repassa incansavelmente às novas gerações a importância da preservação, objetivo maior de sua missão.

Zé Carneiro e o velho Visgueiro (Parkia pendula)

Seu trabalho também passou a colaborar com inúmeros cientistas que o procuram para orientar suas pesquisas de campo, guiando e coletando, fazendo nascer uma fecunda troca de conhecimentos técnicos e tradicionais. Passou a contribuir na descoberta de novas espécies animais, batizadas de “baturitensis” e a chamar atenção para as matas nativas e suas árvores seculares, como os raros visgueiros e jaracatiás.

Como verdadeiro intérprete da natureza no saber e no fazer que transformam costumes, o mestre-guia Zé Carneiro é, para o Ceará ou para o mundo, um tesouro vivo, tanto quanto a mãe natureza à qual nos conclama a cuidar, nosso maior bem!

Breve Currículo de José Alves Carneiro
ATUAÇÕES (1992-2015):

1) Agricultura: desde os 08 anos de idade, tem prática no plantio de cereais, em especial, no cultivo do café sombreado, também denominado florestal, lida em fábricas de engenho e casas-de-farinha, assim como no cultivo de colmeias e cortiços de abelhas indígenas sem ferrão, na zona rural de Pacoti – CE.
2) Mateiro e Guia: atividade na maior parte das vezes informal e voluntária, recebe grupos de estudantes e público em geral, seja da comunidade local ou público turista, para percursos de contemplação da natureza e lazer, como banhos de cachoeira. Orienta o mapeamento de trilhas e reconhece as espécies da flora e da fauna da região. Participa de eventos ambientais escolares e demais instituições, convidado por seus conhecimentos sobre a mata serrana.
3) Ajudante de Campo em pesquisas acadêmicas de alunos e/ou docentes oriundos da Universidade Federal do Ceará – UFC e Universidade Estadual do Ceará – UECE, no campo das Ciências Naturais e Biologia, colaborando na coleta, preparação de material botânico e descoberta de novas espécies animais endêmicas.
4) Mestre-guia (Intérprete da Natureza) do Projeto Jovem Explorador e Ecomuseu de Pacoti: primeiro cargo em que repassa os seus saberes aos jovens através da experiência mútua de contato com a natureza, pelo qual exerce a atividade voluntária de orientação em pesquisas do patrimônio natural e cultural da região, guiamento de trilhas ecoculturais e palestras em educação ambiental, desde agosto de 2014.


Ficou com vontade de fazer uma trilha na Serra de Baturité na companhia de Seu Zé Carneiro? Entre em contato conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário