sexta-feira, 18 de março de 2016

Aventura na ponte aérea RJ-SP: Criativos da Escola 2015

A narrativa a seguir foi escrita pelo jovem explorador Charles Miller, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, Pacoti - Ceará.

A narrativa da viagem Pacoti - São Paulo - Rio de Janeiro pelo olhar do jovem Charles.

Por Charles Miller.

08 a 12 de Dezembro de 2015.

O Jovem Explorador sempre foi motivo de orgulho para mim, que já sabia desde o começo quão grandioso era o projeto, e esse sentimento foi confirmado pelas vários prêmios conquistados no último ano, dentre eles o Desafio Criativos da Escola (Instituto Alana - SP). Só tive noção de que tínhamos ganhado esse prêmio nacional na chegada ao Aeroporto em Fortaleza, ainda sem acreditar que íamos viajar para São Paulo. Mas ao chegarmos no aeroporto de Guarulhos tudo já era realidade... Sair pela primeira vez do Ceará (e de avião!), hospedar-se em hotéis maravilhosos na terra da garoa, conhecer pessoas especiais e aprender com elas, foi uma experiência única...

Ônibus 6 estrelas com tapete vermelho!
Chegando lá, tivemos uma recepção maravilhosa. Embarcamos em um ônibus "seis estrelas" com direito a “tour” cruzando a metrópole até o hotel "Centro Paulus" localizado na zona sul totalizando um percurso de três horas. Qual não foi a nossa surpresa, ao perceber que coincidentemente estávamos em uma Área de Proteção Ambiental - APA (Capivari-Monos), muito parecida com a nossa da Serra de Baturité... Realmente nos sentimos em casa! Muita beleza e mata atlântica preservada!

Representantes do Projeto (Charles, Viviane, Michele,
Laura, Conceição, os professores Levi e Maraline e o
pequeno jovem explorador Mateus).
Centro Paulus - Parelheiros - São Paulo
Oficinas Criativas
Durante os quase três dias no Centro Paulus, que foram perfeitos, pudemos compartilhar experiências com outros estudantes e professores de várias regiões do Brasil, participando de oficinas criativas com profissionais excelentes do Mesa & Cadeira para criar uma plataforma para inspirar pessoas de todo país, além de assistir apresentações de grupos musicais, fazer trilhas, vídeos, fotos e abusar da criatividade em cada atividade proposta! Algo que jamais imaginava fazer, foi um sonho! Depois disso, seguimos rumo ao coração de São Paulo, a tão famosa Avenida Paulista, que desfrutamos das paisagens da janela do ônibus que só víamos pela televisão até o hotel Ibis Budget Paraíso

A emoção da premiação - Itaú Cultural - SP
Visita ao Museu de Arte de São Paulo - MASP
Tela de Pablo Picasso

Enfim chegou o último dia de nossa viagem e só restava saudade de tudo que foi vivenciado, então aproveitamos nossa manhã no grande dia da premiação, foram muitas emoções onde recebemos o reconhecimento do protagonismo de nossos projetos, ali foi mostrado para o Brasil que a educação pode mudar o mundo. Antes de todos irem embora tivemos nosso último almoço juntos que foi a despedia oficial de todos, caiu a ficha que íamos embora, mas antes disso ainda fomos ao MASP conhecer obras de grandes pintores que só conhecíamos através dos livros e andar de metrô pela primeira vez na volta ao hotel (entre as estações Trianon e Paraíso), agora sim era hora de voltar para casa.

Na Paulista!
Ao chegar no aeroporto para retornar ao Ceará, o melhor estava por vir (jamais imaginaríamos): no check-in fomos remanejados para uma conexão no Rio de Janeiro, poderíamos dizer que pisamos na cidade maravilhosa, pelo menos no aeroporto do Galeão! Pela janela do avião já via a beleza da cidade e ao desembarcar fomos surpreendidos pela notícia que teríamos que passar 24 HORAS lá com tudo pago em mais um hotel, quase não acreditei no que estava acontecendo pois sempre em brincadeiras na escola dizia que meu sonho era viajar para o rio e naquele dia 12 de dezembro poder
desfrutar de algumas das belezas daquela cidade, só um problema que se tornou felicidade, mas tinha um outro "porém": nossas malas foram extraviadas!!! Mas como todo cearense não nos deixamos abalar, afinal estávamos “sexta feira no Rio de Janeiro”!

Aterro do Flamengo
Apesar de tudo, parecia estar em um sonho, do nada está em SP e do nada ir para no Rio o que podemos fazer foi só aproveitar tudo o que estava conspirando a favor do Jovem Explorador, enfim pude conhecer a perfeição da Praia de Copacabana, a exuberância do Palácio do Catete (Museu da República), mas o mais belos infelizmente vistos só de longe como a exuberância do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, além disso ainda tivemos a experiência de nos hospedar no Hotel Regina no Aterro do Flamengo com vista pro Pão de Açúcar e para o Cristo Redentor, tudo isso graças ao Instituto Alana e também "proporcionado indiretamente" pela companhia aérea Avianca que acabou transformando uma conexão problemática na realização de sonhos de nós cearenses jovens exploradores!

Visita mais que especial ao
Museu da República - RJ
Nos divertimos o dia inteiro, porque a noite definitivamente estaríamos de volta a Pacoti. E para concluir, parecia que não quisessem que voltássemos para casa, no momento do embarque caiu muita chuva atrasando o voo em 2 horas!!! Com isso só chegamos ao Ceará meia noite, recuperamos as malas e passamos mais 3 horas em um micro-ônibus até nossa cidade, mas tudo o que passamos valeu a pena e só não foi melhor por conhecermos pouca coisa, nos deixando com gostinho de quero mais por não ter condições de voltar, foi a viagem dos sonhos pra qualquer pessoa...

No Galeão, de volta pra casa...
Gostou da aventura?
Saiba mais sobre o Criativos da Escola e o que produzimos durante as oficinas em São Paulo acessando: