sábado, 7 de maio de 2016

Na "Trilha das Abelhas": Meliponário do Sr. Antonio Martins

A narrativa a seguir foi escrita pelas estudantes Kamila Vitória e Samara Paula, ex-alunas da EEM Menezes Pimentel, residentes em Guaramiranga - CE. 
  

Por Kamila Lopes e Samara Paula.


No dia 13 de junho de 2015, os Jovens Exploradores foram para mais uma missão: conhecer o universo criativo e inteligente das abelhas. Ficamos à espera do resto do grupo que partiu de Pacoti e vinha caminhando por uma estrada mais curta que dá acesso ao Sitio Bananal, onde iríamos visitar a residência do meliponicultor Antônio Martins.


Ao entrarmos em sua casa percebemos seu imenso carinho com as abelhas. Ele não tem filhos e deposita todo o seu amor e atenção à elas, chamando- as carinhosamente de “filhas”. Ele as cria desde os seus 15 anos, herança de seu pai e de seu avô. Hoje, aos 70 anos, possui nove espécies de abelhas nativas, entre elas: Camuengo, Jati, Canudo, Uruçu (amarela, cinzenta...) ou Tiúba (maior abelha sem ferrão do Brasil), Mombuca (abelha mais rara, com mel muito valioso), dentre outras.

Potes de Mel e Pólen - Abelha Uruçu-Amarela

Meliponário do Seu Antonio Martins - Sítio Bananal - Guaramiranga
O Sr. Antônio Martins também nos contou várias histórias e os processos de seu trabalho, que vai desde a formação de uma colmeia, até a pasteurização do mel. Ao final de nossa visita, levamos em nossa bagagem, além de uma nova parceria para o projeto, a responsabilidade de cuidarmos desses seres que tem uma grande importância para o nosso planeta!


Uma curiosidade: a vida e o amor de Seu Antonio Martins pelas abelhas foi tema de um documentário produzido pelo projeto “Revelando os Brasis” em 2011. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul para democratizar o acesso ao mundo audiovisual em cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.


A história do meliponicultor foi inscrita por Carmem Silvia Ferreira, artesã, arte-educadora e moradora de Guaramiranga. Daí nasceu o documentário “O Porquê das Coisas”, que conta a história de Antonio Martins, que se dedica à criação de abelhas e ao cultivo do roçado e sempre encontra soluções simples e criativas para os desafios de seu cotidiano. Acima, um trecho do referido documentário (Divulgação: Instituto Marlin Azul. Todos os Direitos Reservados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário